Edições
Anteriores
A primeira edição do FICASC foi realizada em 2019, na Serra Catarinense. Entre os dias 10 e 14 de Setembro, Lages, Urubici e São Joaquim puderam apreciar uma intensa programação de filmes, debates e exposições. Quase 7 mil pessoas tiveram a oportunidade de se aproximar de questões sociais e ambientais, por meio do Festival.
A Edição de 2019 foi viabilizada pela Lei Nacional de Incentivo à Cultura através do patrocínio das Empresas TGS Spectrum Geo e GTS do Brasil. E contou com o envolvimento de mais de 30 empresas e entidades para sua realização.
Deixamos aqui algumas lembranças dos melhores momentos da nossa primeira edição!
Em 2020 o FICASC, além de romper fronteiras terrestres, também atravessou um oceano.
De 16 a 19 de Setembro, a Ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, em Portugal, terá programação de cinema com a temática ambiental. Por meio de uma parceria inédita entre o Festival Internacional de Cinema Ambiental, Rede Primeiro Plano e o Projeto Cinema Sem Conflitos, serão exibidos em torno de 7 títulos, em 4 locais diferentes da cidade. As exibições serão presenciais* e gratuitas.
Para, Ivan Gouveia, diretor do “Cinema Sem Conflitos”, essa programação é uma ótima oportunidade de aliar o uso do cinema a novas formas de educação aos jovens, visando o sucesso educacional e integração social. Gouveia diz que “o FICASC é uma iniciativa inovadora no contexto açoriano que permitirá capacitar os jovens para o exercício pleno da sua cidadania e literacia mediática, enquanto direito e dever, com recurso às tecnologias audiovisuais, e abordando os temas: Amor e sexualidade; Bullying; Dilemas Sociais; Drogas; Emoções; Família; Racismo; Relações Interpessoais; Religião e Cultura; Violência; Género e Ambiente. Tratados na plataforma Cinema Sem Conflitos, são limitadores no pleno desenvolvimento do perfil axiológico das crianças e jovens. Através desta metodologia o público-alvo será o principal ator da mudança de atitudes e comportamentos decorrentes da consciencialização e do despertar para as problemáticas sociais da atualidade”