34.jpg

Komorebi

por Maria Cristina Viero de Oliveira

komorebi (木漏れ日) é o nome dado no Japão ao fenômeno que ocorre quando a luz do sol é filtrada pelas copas das árvores. A palavra é escrita com os ideogramas de árvore (ko - 木), vazamento (more - 漏れ) e sol (bi - 日), descrevendo de forma poética como a luz compõe belos desenhos entre as folhas e galhos.

A partir desse conceito, comecei a explorar a relação da luz e a mata na região de Garopaba, Santa Catarina. A Mata Atlântica e sua exuberância mantém-se soberana em algumas áreas da região, onde passei seis meses percorrendo o mesmo caminho de aproximadamente três quilômetros mata adentro.

 

Atentando-me ao percurso do sol e sua interação com os elementos naturais, iniciei meus estudos fotográficos em dezembro de 2019, na virada da estação. Catalogando árvores, plantas, folhas e galhos em situações climáticas, horários e dias distintos pude observar a interação da luz e os elementos naturais na sua potência de ressignificação.

 

Formas, texturas e cores em constante mudança e em sintonia com a luz solar num tom poético e efêmero. O resultado disso é o ensaio fotográfico “ Komorebi”, composto por 38 fotografias no formato digital. 

Biografia da artista:

Maria Cristina Viero de Oliveira é formada em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina. Contemplada pelo programa Ciência sem Fronteiras, realizou intercâmbio de graduação na Brock University no Canadá nos anos 2013-2014.

 

Seu campo de atuação inclui desenho, pintura, colagem, fotografia, música, vídeo e pós-produção de vídeo. Trabalhou em diversos curta-metragens como assistente de fotografia, diretora de fotografia e colorista.

 

Alguns desses trabalhos incluem o curta-doc “Nas Curvas da Estrada”, o curta-doc “Essa Terra Não Vai Terminar” e o curta-doc “Nhe Engarai Marae’y”. Atualmente está em processo de pós-produção para o curta-doc “Pele Negra, Justiça Branca” e o média-metragem “Mundo Ilha do Campeche”. 

Todos os trabalhos realizados podem ser acessados pelo seu site: www.mariadeoliveira.com
 

logo-ficasc-png-2.png

Lages - Urubici - São Joaquim

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Serra Catarinense

© 2020 FICASC