capa-ficasc-geral.jpg

Lives

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
LIVE1_19-8.png

Data: 19/08/2020 - 19h

Conservação da biodiversidade brasileira em tempos de crises

Pandemia, mudanças climáticas, crise política: como essas adversidades impactam na conservação da biodiversidade no Brasil?

Participantes:

Wallace Beiroz, Erika Berenguer e Bruno Barbosa.

Mediador:

Wallace Beiroz

Mini Bios:

Wallace Beiroz: é professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), campus de São Félix do Xingu. Biólogo formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), fez o mestrado em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e doutorado no mesmo programa com titulação simultânea pela Universidade de Lancaster (Science of Tropical Environments). Tem experiência em Ecologia de Ecossistemas, Ecologia Funcional e Conservação da Biodiversidade.

 

Érika Berenguer: Doutora e pesquisadora sênior na Universidade de Oxford, e uma das maiores referências sobre fogo em florestas tropicais do mundo.

 

Bruno Barbosa - Bacharel em Direito pela UFMG, Mestre em Geografia pela UFSC, fiscal do IBAMA e diretor da Associação dos Servidores Federais da Carreira de Especialistas em Meio Ambiente - ASIBAMA/SC"

LIVE3_06-9.png

Data: 06/09/2020 - 19h

Chico Mendes, um Legado de Luta

O legado de Francisco Alves Mendes Filho (O Chico Mendes), ambientalista, sindicalista e seringueiro, militante pela reforma agrária e conservação do meio ambiente, assassinado por grileiros opositores à sua luta. A live ocorre no dia citado em sua famosa "Carta aos jovens do futuro"

Participantes:

Ângela Mendes e Rafa Calil.

Mediador:

Cristovam Muniz.

Mini Bios:

Ângela Mendes: ambientalista e primogênita de Chico Mendes.

 

Rafa Calil: cineasta, diretor do Filme "Povo da Floresta". Formado em Cinema e Comunicação Social, dirigiu diversos projetos para canais de TV por assinatura. Seu documentário sobre o Funk Carioca foi exibido na MTV Europa. Fundador da Duo2 onde atua como diretor e produtor executivo.

 

Cristovam Muniz: Coordenador da curadoria e Diretor Assistente do FICASC. Biólogo, Mestre em Zoologia pelo Museu Nacional /UFRJ.

LIVE5_15-9.png

Data: 15/09/2020 - 19h

Cinema Pedrada: o audiovisual como instrumento de transformação.

Cinema pedrada é sobre trabalhar em coletivo e "acertar em cheio", por meio do audiovisual.É tornar púlico temas que precisam de atenção, melhorias ou justiça.

Participantes:

André D'elia e Adriana Ramos.

Mediador:

Armin Reichert.

Mini Bios:

André D'elia: ativista ambiental e cineasta, dirigiu alguns dos mais importantes filmes ambientais brasileiros na última década. Cunhou a expressão "cinema pedrada" . Homenageado do FICASC 2020

 

Armin Reichert: Diretor, Cineasta e integrante do CAL -Coletivo audiovisual lageano.

 

Adriana Ramos: É assessora do ISA (Instituto sócio ambiental) desde 1995. Estudou comunicação social e atua no campo das politicas públicas socioambientais há mais de 25 anos.

LIVE7_17-9.png

Data: 17/09/2020 - 19h

Indígenas: 520 anos de resistência.

Nas aldeias, cidades e nas telas de cinema, os povos indígenas do Brasil resistem e resistirão.

Participantes:

Telma Taurepang e Letícia Matse Yawanawa.

Mediador:

Thaís Brito.

Mini Bios:

Telma Taurepang: professora de Antropologia, Secretária do Movimento de Mulheres Indígenas do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e integrante da coordenação da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB)

 

Letícia Matse Yawanawa, liderança indígena.

 

Thais Brito: Professora da UFBA. Atuou como implementadora social do programa de inclusão digital do Ministério das Comunicações, GESAC, uma experiência de apropriação de tecnologias de informação e comunicação por comunidades tradicionais, povos indígenas, pontos de cultura e escolas. Recebeu a Bolsa Funarte de Reflexões Críticas em Mídias Digitais. Faz parte do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social. É coordenadora e curadora do Festival de Cinema Indígena Cine Kurumin.

LIVE9_19-9.png

Data: 19/09/2020 - 19h

O fio da meada.

Onde começa a destruição em nome do progresso? Quais são as partes envolvidas nesse processo? Que outro mundo é possível, que outras atitudes podemos ter quando entendemos como funciona o sistema?

Participantes:

Claudia Visoni, Silvio Tendler.

Mediador:

Gê Carvalho.

Mini Bios:

Gê Carvalho. Assistente de direção, Diretor de festival, Diretor de produção, Montador, Produtor, Produtor de set, Professor, Roteirista.

 

Claudia Visoni: agricultora urbana, permacultora, ambientalista, codeputada estadual pela Mandata Ativista.

 

Silvio Tendler: Cineasta com mais de 70 filmes realizados, dentre eles: Marighella, retrato falado de um guerrilheiro e O veneno está na mesa I e II.

LIVE2_05-9.png

Data: 05/09/2020 - 19h

Imagens Amazônicas

Bate-papo com os diretores dos Filmes "Amazônia Sociedade Anônima", "Soldados da Borracha" e "Castanhal.

Participantes:

Estevão Ciavatta e Wolney Oliveira.

Mediador:

Rodrigo Simões Chagas.

Mini Bios:

Estevão Ciavatta: diretor, roteirista, fotógrafo e produtor de cinema e TV. Sócio-fundador da Pindorama Filmes e diretor do filme "Amazônia Sociedade Anônima" que será exibido no FICASC 2020

 

Wolney Oliveira: Cineasta pela  Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños (EICTV). Diretor  da Casa Amarela Eusélio Oliveira, do departamento de cinema da Universidade Federal do Ceará. Diretor Executivo do Festival Ibero-americano de Cinema Cine Ceará. Em 2019, dirigiu "Soldados da Borracha" que será exibido no FICASC 2020.

Rodrigo Simões Chagas: jornalista formado pela UFSC  e diretor do curta-documentário: Castanhal.

LIVE4_14-9.png

Data: 14/09/2020 - 19h

Amazônia, o despertar da Florestania

Como o Brasil vem lidado com a natureza e seus recursos naturais?

Participantes:

Christiane Torloni e Mário Mantovani.

Mediador:

Doty Luz.

Mini Bios:

Christiane Torloni atriz e diretora do filme "Amazônia, o despertar da Florestania"

 

Mário Mantovani: Diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica. Geógrafo com atuação na área ambiental há mais de 35 anos.

 

Doty Luz: Educador, Cineasta, Produtor Cultural e Biólogo, Diretor da Fósforo Produções Culturais, Professor de Cinema e Educação, Embaixador da Plataforma VideoCamp Brasil e Membro Fundador da Rede Latino- Americana de Festivais de Cinema Ambiental.

LIVE6_16-9.png

Data: 16/09/2020 - 19h

Cinema na Educação: Uma janela para ver e compreender o mundo.

Quais transformações são possíveis quando o cinema encontra espaço no mundo da educação.

Participantes:

Raquel Pacheco e Josi Campos.

Mediador:

Andréia Vigo.

Mini Bios:

Raquel Pacheco é pesquisadora de pós-doutorado pelo CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve e pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Lisboa, Portugal). Doutora e Mestre em Comunicação Social, vertente Cinema, pela Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade Federal Fluminense, é também coordenadora do projeto Primeiro Plano - o espectador em construção https://primeiroplano.ciac.pt/

 

Josi Campos é coordenadora da plataforma VIDEOCAMP. Formada em Design Gráfico com habilitação em Programação Visual, foi Editora de Especiais do Núcleo Jovem e da Revista Superintessante, além de Gerente de Marketing da Área de Projetos Especiais - Núcleo Femininas e Núcleo Jovem, todos na Editora Abril

 

Andréia Vigo: Bacharel em Comunicação Social e especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea. Atua há 20 anos na área cultural, sendo idealizadora, curadora e diretora do Cine Caramelo, Festival Infantojuvenil de Cinema em Porto Alegre.Tbm é curadora no FICASC 2020.

LIVE8_18-9.png

Data: 18/09/2020 - 19h

Cinema Ambiental na América Latina.

Tem produção audiovisual sobre meio ambiente na América Latina? Tem sim. E Festivais com essa temática, Também! Nessa live nossos convidados vão compartilhar um pouco de suas experiências e conhecimento, com relação a esse tema.

Participantes:

Tetê Mattos e Marcelo Cordero.

Mediador:

Solange Alboreda.

Mini Bios:

Tetê Mattos: Doutora em Comunicação da UERJ. Diretora de Cinema.

 

Solange Alboreda: Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Mestre em engenharia sanitária e ambiental pela Unicamp. Defendeu a tese sobre o cinema ambiental na América Latina e fundou a Rede Latino Americana de Cinema Ambiental. É curadora de festivais e atua na programação cultural do Sesc SP.

Marcelo Emilio Cordero Quiroga é diretor curador e distribuidor de filmes na Yaneramai Films e diretor artístico do Festival Internacional de Pachamama-Cinema de Fronteira. É também curador da Exposição Radical do Brasil no Festival de Cinema Radical da cidade de La Paz. É programador do Cine Teatro Recreio AC e diretor-editor da revista cultural e política armadeiracultural.com, da cidade de Rio Branco, Estado do Acre - Brasil.

Apoio

Governo de Santa Catarina.jpg
Fundação cultural de lages.png
amures.png
UDESC.png
Logo ifsc.png
logo-uniplac.png
Nova logo Pedras Brancas.jpeg
logo-ficasc-png-2.png

Lages - Urubici - São Joaquim

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Serra Catarinense

© 2020 FICASC