*O filme estará disponível apenas no dia

19/09

Direção:

Marc Gavaldá

Produção:

Marc Gavaldá

Gênero:

Ano:

País:

Duração:

Doc

2020

Bolívia

73'

Class. Ind:

10+

Dia:

19/09

Punta de Lanza

Punta de Lanza

Mostra:

Amazônia

Sinopse:

O norte da Amazônia da Boliviana está na mira de projetos extrativistas que ameaçam os povos que guardam suas florestas. Novas estradas, explorações sísmicas e concessões florestais avançam na selva, encurralando os territórios do povo Tacana. No meio desse avanço, o surgimento de cidades em isolamento voluntário poderia reverter o jogo.

O documentário investiga os territórios do povo Tacana, nos departamentos de La Paz, Beni e Pando. Uma região arborizada com pouca intervenção, onde a construção de novos acessos e a exploração de recursos estão cercando os territórios indígenas. Nesse avanço das fronteiras extrativistas, novos grupos humanos até então desconhecidos e cuja vida está em perigo antes que o silêncio das empresas e do governo se tornem visíveis.

O documentário aborda o paradigma do desenvolvimento e a ideologia que o promove, provocando a dissolução das culturas dos povos amazônicos como resultado de políticas que transformam seus territórios e modos de vida. A dignidade e a resistência territorial podem impedir o colapso ecológico e cultural da Amazônia.

logo-ficasc-png-2.png

Lages - Urubici - São Joaquim

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

Serra Catarinense

© 2020 FICASC