top of page
Filmes
A LUTA DA ERVA.png

A LUTA DA ERVA

Documentário | Brasil | Duração 70 minutos

Direção: Marcia Paraiso

Chimarrão, tererê, mate, Ka ay, kukuay, nomes das bebidas feitas a partir da planta Ilex Paraguariensis, consumidas por distintas pessoas, em grande parte do território brasileiro e latino americano. O que muitos desconhecem é a cadeia produtiva da erva mate, o caminho até chegar no copo ou na cuia e, muito menos ainda, sua origem, relacionada à cultura e a espiritualidade do povo Guarani. O conhecimento do preparo, que vem da tradição indígena, alcançava as populações caboclas do sul do Brasil que, expropriadas pelo processo de colonização, perderam seus saberes tradicionais.

BO AND TRASH.png

BO AND TRASH

Animação | Espanha ! Duração 11 minutos

Direção: Tatyana Skorlupkina

Nosso planeta está sufocado com lixo. Esse lixo está se transformando em uma força viva que está invadindo e perturbando o delicado equilíbrio da vida na Terra. Bo, o cachorro, um corajoso químico, inventa uma solução mágica que pode superar esse terrível monstro. Arriscando sua vida, ele se propõe a salvar animais selvagens e pássaros, e eles respondem ajudando-o em sua busca.

CHIMBORAZO.png

CHIMBORAZO

Animação | Espanha | Duração 7 minutos

Direção: Keila Cepeda

Os catadores de gelo do Chimborazo foram submetidos durante anos às intempéries do vulcão, localizado nos Andes equatorianos. em troca, eles esmagam parte do gelo para sustentar seu povo. Baltazar.

MULHER VESTIDA DE SOL.png

MULHER VESTIDA DE SOL

Animação | Brasil | Duração 9 minutos

Direção: Patrícia Moreira Santos

“Mulher Vestida de Sol” é um curta-metragem em cinema de animação experimental, que narra a jornada de busca interior de Liah, que acompanha em suas experiências de vida os problemas de ser e a desafiadora tarefa de existir. Acessando as memórias de outras vidas e dimensões, ela encontra seres ancestrais, que a ajudam a reencontrar a própria consciência.

SITE FILME VIDAS DE ENGENHO.png

VIDAS DE ENGENHO

2022 | Documentário | Duração 29 minutos

Direção: Aline Lucia Vieira

A farinha de mandioca está presente na cultura brasileira há séculos, do norte ao sul do país. Uma herança indígena que foi levada para dentro dos engenhos pelos portugueses. No litoral catarinense, as casas de farinha eram centenas até meados do século passado e hoje os poucos engenhos que restaram permanecem resistindo e guardando a memória de uma cultura incrível.

SITE FILME SER SUSTENTÁVEL.png

SER SUSTENTÁVEL: CAMINHOS DA AGROECOLOGIA EM SANTA CATARINA

2023 | Documentário | Duração 45 minutos

Direção: Kátia Klock

O que é ser agroecológico? O conceito é amplo e envolve questões sociais, ambientais, culturais e econômicas, que definem o que é considerado orgânico, justo e sustentável. Este documentário apresenta iniciativas e histórias de pessoas, famílias, organizações e movimentos sociais em todas as regiões de Santa Catarina. Ao colocar o foco na agricultura familiar e agroecológica, provoca-se a discussão sobre alimentação, saúde, sustentabilidade, educação e justiça social.

SITE FILME ESCUTE.png

ESCUTE: A TERRA FOI RASGADA

2023 | Documentário | Duração 87 minutos

Direção: Cassandra Mello e Fred Rahal

A partir do universo de três povos indígenas pressionados pela destruição causada pelo garimpo, o filme propõe uma aproximação do pensamento dos Yanomami, Munduruku e Mebêngôkre (Kayapó), na formação de uma aliança histórica em defesa dos territórios. É, portanto, uma narrativa sobre resistência e resiliência, na figura de uma união inédita que firma a manutenção de seus territórios físicos e subjetivos. Para além da destruição causada pelo garimpo, este é um filme sobre a impossibilidade de separação entre a existência indígena e o seu território.

bottom of page