Chegamos à segunda edição do FICASC com enorme entusiasmo e satisfação em poder compartilhar arte, cultura e informação em uma das localidades mais bonitas e preservadas do sul do país, a Serra Catarinense.
 
Para além da exibição de filmes, o festival tem como objetivo trazer conhecimento e entretenimento por meio de discussões sobre temas socioambientais de extrema urgência e relevância, junto a diferentes setores da sociedade. Por isso, a maioria de nossas sessões são acompanhadas por conversas com especialistas, e ocorrem em diversos espaços físicos, desde instituições de ensino e centros culturais à salas de cinema, contemplando estudantes das mais variadas faixas etárias, bem como a população em geral.
 
O Ficasc reconhece a importância dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU - Organização das Nações Unidas , e temos atuado em ao menos quatro deles: Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Ação contra a mudança global do clima.

https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/

Faça a inscrição de seu filme aqui.

Curadoria


Desde o ano passado estamos percorrendo diferentes festivais de cinema do mundo em busca dos melhores filmes, independentemente de seus formatos. Seja documentário, animação ou ficção, estamos empenhados em trazer para o festival uma grande diversidade de temáticas, com a maior qualidade artística. 

Para 2020 temos uma novidade, abrimos inscrições para que diretoras (es) e produtoras (es) de cinema possam enviar seus trabalhos. Vamos selecionar aproximadamente quarenta filmes para serem exibidos durante o festival. 

Para mais informações sobre a inscrição, clique aqui.

Premiação

 

O Ficasc não é um festival competitivo. Não queremos perpetuar práticas que classificam e hierarquizam obras artísticas, principalmente aquelas preocupadas com o bem comum e com a preservação da vida em suas mais variadas formas. Acreditamos que as desigualdades econômicas, políticas e sociais afetam o fazer audiovisual, assim, ao assumirmos o festival como mostra não-competitiva, afirmamos nossa convicção de que todas as obras são relevantes e que todos os contextos são importantes, e devem ter seus espaços de divulgação garantidos e livres de classificações. 


Inclusão Social
 

Em nossa primeira edição, tivemos como foco principal a exibição de filmes em escolas públicas, compreendendo que tal setor populacional estava desassistido no que diz respeito ao acesso à cultura, à arte e à discussões das relações entre meio ambiente e sociedade. 

Seguimos atentos à democratização da informação e do conhecimento, e, para essa segunda edição, vamos ampliar o alcance de nossas atividades oferecendo exibição de filmes e ações educacionais voltadas a pessoas em situação de rua, deficientes visuais, deficientes auditivos e idosos.

 
 

Patrocinadores

A Spectrum Geo do Brasil é uma empresa de origem norueguesa que opera no segmento de geofísica, exercendo um papel decisivo no desenvolvimento do país. 

 

Seguindo os padrões culturais da matriz norueguesa, temos a tradição de engajarmos em projetos que promovam a construção de cidadania para com isso, através da educação ambiental, promover prosperidade com sustentabilidade.

Vemos no apoio ao FICA SC (Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense) uma oportunidade de contribuir com o fomento da consciência ambiental, e assim pôr em prática nossa visão estratégica.

 

A curadoria do Festival fez uma seleção cuidadosa de filmes brasileiros e de outros países que além da beleza cinematográfica, trazem uma reflexão sobre as questões sócio ambientais.

A GTS do Brasil é uma Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas, que busca na tecnologia novas soluções para o aprimoramento da agricultura, desenvolvendo novos produtos para melhorar a produtividade no campo.

 

Centrada no que há de mais moderno no mercado nacional e internacional, a GTS do Brasil foi pioneira no desenvolvimento de plataformas colhedoras de milho em estrutura de alumínio na América do Sul. Sua unidade está localizada na cidade de Lages, no estado de Santa Catarina.

 

Possui uma gestão inovadora, que preza pelo desenvolvimento das pessoas, sendo assim entende que investir em cultura é fundamental para o crescimento do cidadão como um todo.

LAGES - URUBICI - SÃO JOAQUIM

14-19 SET 2020

PROGRAMACÃO GRATUITA

logo-ficasc-png-2.png

Lages - Urubici - São Joaquim

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Serra Catarinense

© 2020 FICASC