Fotografia: Flávio Veloso

Atividades paralelas

29 AGO | 15:00 e 17:00 

Centroserra Convention Center

Rua Luiz Gonzaga Proença, 445 - B. Universitário

Pré -lançamento do FICASC:

Sessão de Filme O Amigo do Rei

+ Plantio de Mudas

Pré - lançamento do FICASC com sessão de filme seguida de plantio de 500 mudas de árvores.

31 AGO | 8:00 às 12:00  

SESC | Centro Cultural Vidal Ramos

R. Vidal Ramos Júnior, 101-107 - Centro

Como utilizar o cinema

na sala de aula

Ministrante: Doty Luz | Diretor do FICASC.

Direcionado para professores e coordenadores pedagógicos, a oficina propõe, de forma clara e objetiva, a utilização do audiovisual como instrumento educacional. A oficina pretende discutir conceitos básicos sobre a estruturação do discurso cinematográfico, familiarizando seus participantes com ferramentas que poderão contribuir com a análise e a exploração do filme como um recurso didático.

Oficina

9 SET | 15:00

SESC | Centro de Convivência do Idoso

R. Claudio Ganelo, 153, Bairro

Sessão Pre evento:

Filme Fonte da Juventude

Projeção do filme Fonte da Juventude

10 -14 SET | 8:00 às 18:00

SESC | Centro Cultural Vidal Ramos

R. Vidal Ramos Júnior, 101-107 - Centro

Exposição "Brasileiros"

de Araquém Alcântara

Considerado um dos mais importantes fotógrafos de natureza do Brasil, o catarinense Araquém Alcântara foi o primeiro a desenvolver, um trabalho sistemático de documentação dos parques nacionais brasileiros, ao longo de 30 anos. Revelando a riqueza e a diversidade de ecossistemas desconhecidos para a maior parte dos brasileiros, ele chama a atenção para a necessidade de preservação.

10 -20 SET | 8:00 às 22:00

UDESC /CAV - Prédio da Engenharia Florestal

Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro

Exposição "Expedição Brasil"

de Renan Rosa

O fotógrafo catarinense Renan Rosa, realizou várias exposições na Alemanha, Israel, Grécia e Estados Unidos. Foi um dos vencedores do Concurso Fotográfico Internacional IODPC em 2009. Tem fotos publicadas em várias revistas brasileiras e internacionais. Em 2009 foi selecionado pela fundação FIESP- SESI Cultural para exposições por todo o Estado de São Paulo durante 5 anos, com dois projetos de exposição "O Flaneur da Babilônia" e "O Olhar do Minotauro". Renan viajou durante 12 anos por todo o mundo e o resultado é um trabalho rico e sensível. Em 2016, Renan passou um ano viajando pelo Brasil registrando nossa gente e nosso país o que resultou no livro Expedição Brasil.

10 - 20 SET | 8:00 às 22:00

UNIPLAC - Bloco 2 | 2º Piso

Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário

Exposição "Catadores: registros de uma classe invisível" de Márcio Machado

10 SET | 15:30

UNIPLAC

Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário

Bate - papo com o cineasta indígena Eliezer Vera Antunes

10 SET | 20:30

UNIPLAC

Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário

Bate - papo com Fábio Coimbra Ferraz

Fotógrafo há 14 anos, fotografando espetáculos, paisagens, pessoas. A partir da fotografia documental “Catadores, registro de uma classe invisível”, realizado nos anos de 2017/2018, direciona seu trabalho como foto documentarista buscando criar algum impacto social, olhar pontual e marginal sobre os nós da sociedade.

Fábio Coimbra Ferraz, Eng Agrônomo formado pela UFSC, Produtor Agroecológico, Assentado da Reforma Agrária e Professor de educação quilombola.

11 SET | 19:00

SESC | Centro Cultural Vidal Ramos

R. Vidal Ramos Júnior, 101-107 - Centro

Projeção fotográfica

Fotógrafos do Brasil

Projeção de fotos de diversos fotógrafos do Brasil, com curadoria de Flávio Veloso. Alex Uchoa, Marcelo Krausee, Vitor Marigo, Zé Paiva, Dantas Vilar Suassuna, Fred Mendes e Francisco Mendes e Flávio Veloso.

12 SET | 15:30 

UDESC/ CAV - Auditório Caverna

Av. Luiz de Camões, 2090 - Conta Dinheiro

Bate - papo com Julia Milreu

Julia Milreu tem 23 anos, é formada em Design de Animação Digital e com Pós-Graduação em UX Design. No encontro, abordará o processo de criação de Estrela d' água, curta de animação produzido por ela, que faz uma adaptação de uma lenda do folclore brasileiro a respeito da origem da flor vitória-régia, na qual uma índia se apaixona pela Lua e passa dias e noites pensando nela.

12 SET | 20:30

UNIPLAC

Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário

Roda de conversa sobre cinema e meio ambiente

A atividade contará com a participação de Maximiliano Rottjer, produtor Geral do Festival Internacional de Cine Ambiental –FINCA, Solange Alboreda – Dra. em comunicaçãoe semiótica pela PUC SP, integrante do SESC Digital, Doty Luz, Diretor do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense - FICA, representantes da Polícia Ambiental de Lages e com mediação de membros do Coletivo Audiovisual Lageano - CAL.

13 SET | 15:00  

Praça do Céu

R. Archilau Batista do Amaral, Universitário

Bate - papo com Flávio Veloso

Fotografia de Paisagem: 

Abrindo a caixa preta

Uma conversa descontraída mostrando como a fotografia de paisagem, com um pouco de técnica e dedicação, pode ser prazerosa e uma grande aliada em suas viagens.

14 SET | 22:00

Embaixada Bar

R. Otacílio Viêira da Costa, 227 - Centro

Confraternização com show de encerramento de Roger Correa Trio

Roger Corrêa trio composto por Roger Corrêa na Gaita Ponto, Tiê Pereira no Contra Baixo e Alexandre Damaria na percussão geral desenvolve um trabalho voltado à linguagem jazzística como o Swing o Bebop e o Jazz Manouche com influências latinas como a Salsa e o Choro.

10-14 SET 2019

PROGRAMACÃO GRATUITA

LAGES - URUBICI - SÃO JOAQUIM